quinta-feira, 27 de março de 2008

VIGARELLO: A INVENÇÃO DA GÍNASTICA NO SÉCULO XIX: MOVIMENTOS NOVOS, CORPOS NOVOS.

O artigo analisa uma profunda ruptura da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820, uma ruptura marcante que inicia práticas ainda pouco difundidas e sugere uma renovação completa da visão dos exercícios físicos.Corpo produtivo,movimentos contabilizados, constatações aparentemente pequenas, porem determinante na observação da performances como também a capacidade corporal. Analisar a mecânica dos movimentos foi também segundo o texto uma novidade da época pois calculava a força produzida, calculo da velocidade e dos tempos.A ginástica é instrumentalizada e o corpo deve produzir resultados que podem ser aferidos no rigor de uma tabela de dado.
O programa de ginástica dos anos de 1820 compreendia tanto conteúdos militares ou medicinais quanto “ginástica civil e industrial (segundo Amoros, 1834)”.Foi necessário a invenção de uma pedagogia que estabelecesse uma disciplina que tivesse mais coerente com os anseios dos militares, ou seja, o controle total do corpo como também a obediência dos alunos.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Política Educacional e Educação Física

Trata-se de questões da Educação Física Escolar, se temos ou não o que ensinar, e o que ensinar. Se nós profissionais, reconhecemos o que deve-se estudar.
Afirma também que os profissionais vem buscando o saber nas ciências biológicas, saber necessários para as suas ações pedagógicas.
O esporte brasileiro se resume praticamente no futebol,pois não se conhecia a fundo o verdadeiro valor do esporte. E pior ainda, o futebol só seria praticado por homens.
Hoje temos que agradecer pois , meninas já tem acesso ao futebol com menos preconcceito, e que hoje também temos um maior acesso a livros que nos mamtem mais informados com relação a importancia do esporte em nossas vidas. Sabe-se com melhor conhecimento hoje que o esporte é vida , não somente uma prática isolada.
É claro que ainda existe muita dúvida do verdadeiro significado do saber verdadeiro, mas os interesses não podem nunca deixar de existir, pois temos muito o que ensinar e muito o que aprender.