terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A EPSTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

O tema epistemologia da EF nos trás uma grande dúvida do que se trata, e passamos a nos questionar sobre alguns aspectos com relação a EF.
A EF é uma ciência ou uma disciplina científica?
Quais são os limites e as possibilidades ou pecularedades da questão epistemiológica da EF?
A EF é entendida como uma prática pedagogica que tematiza as manifestações da cultura corporal, e essa prática busca fundamenntar-se em conhecimentos científicos,oferecidos pelas abordagens das diferentes disciplinas.As práticas científicas vem fazendo com que o campo acadêmico da EF se constitua.
Através da incorporação das práticas científicas,foram aparecendo eventos científicos próprios, criação de cursos de pós-graduação,definição de programas de apoio à pesquisa, etc.
O desejo de tornar-se ciência, e da constatação de sua dependência de outras disciplinas científicas é que trás a crise de identidade da EF.
Assim no processo de sua constituição, o campo a cadêmico EF fragmentou-se; as linguas científicas faladas são diferenciadas, específicas.No campo da EF no que diz respeito à produção do conhecimento científico, surgiram os especielistas não em EF mas, sim, em fisiologia do exercíccio, em biomecânica, em piscologia do esporte etc.
Sabemos agora é que o apelo para a cientifização da EF é problemático porque a racionalidade científica é limitada em relação às necessidades de fundamentação de sua pratica.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cheguei pra ficar
Cheguei pra ficar