terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A EPSTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

O tema epistemologia da EF nos trás uma grande dúvida do que se trata, e passamos a nos questionar sobre alguns aspectos com relação a EF.
A EF é uma ciência ou uma disciplina científica?
Quais são os limites e as possibilidades ou pecularedades da questão epistemiológica da EF?
A EF é entendida como uma prática pedagogica que tematiza as manifestações da cultura corporal, e essa prática busca fundamenntar-se em conhecimentos científicos,oferecidos pelas abordagens das diferentes disciplinas.As práticas científicas vem fazendo com que o campo acadêmico da EF se constitua.
Através da incorporação das práticas científicas,foram aparecendo eventos científicos próprios, criação de cursos de pós-graduação,definição de programas de apoio à pesquisa, etc.
O desejo de tornar-se ciência, e da constatação de sua dependência de outras disciplinas científicas é que trás a crise de identidade da EF.
Assim no processo de sua constituição, o campo a cadêmico EF fragmentou-se; as linguas científicas faladas são diferenciadas, específicas.No campo da EF no que diz respeito à produção do conhecimento científico, surgiram os especielistas não em EF mas, sim, em fisiologia do exercíccio, em biomecânica, em piscologia do esporte etc.
Sabemos agora é que o apelo para a cientifização da EF é problemático porque a racionalidade científica é limitada em relação às necessidades de fundamentação de sua pratica.

2 comentários:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Maria Elisabeth,

Primeiramente, gostaria de dizer que seu resumo apresenta a mesma forma de outros resumos apresentados por alguns de nossos colegas de disciplina. Embora você apresente o tema central, a perspectiva e alguns argumentos sustentadores, você não faz referências aos mesmos como sendo algo produzido por outra pessoa, no caso, Valter Bracht, no contexto de um texto. Portanto, pense bem, você não está abordando no resumo o tema “Epistemologia da educação física”. Mas sim, você deve abordar o texto que você leu, o qual fala de “Epistemologia....”. Assim, inicie sempre um resumo com: “Segundo o olhar de Valter Bracht a Educação Física (não use EF) vem levantando muitas dúvidas sobre sua identidade enquanto campo que opera com os saberes científicos...”. Não esqueça dessa referência que você tem de fazer ao texto ou ao autor do mesmo. O resumo corre bem até que você reproduz a idéia de que o apelo à cientificização é problemático. Para tanto eu pergunto a você, qual a relação entre a limitação da racionalidade científica e a prática da Educação Física hoje segundo o texto. E por fim, não esqueça de abordar a tese da Motricidade humana, de Manuel Sergio.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro

Myrna disse...

Resumo bom, porém faltou um pouco de informações sobre a motricidade humana.