segunda-feira, 10 de março de 2008

Política Educacional e Educação Física

Trata-se de questões da Educação Física Escolar, se temos ou não o que ensinar, e o que ensinar. Se nós profissionais, reconhecemos o que deve-se estudar.
Afirma também que os profissionais vem buscando o saber nas ciências biológicas, saber necessários para as suas ações pedagógicas.
O esporte brasileiro se resume praticamente no futebol,pois não se conhecia a fundo o verdadeiro valor do esporte. E pior ainda, o futebol só seria praticado por homens.
Hoje temos que agradecer pois , meninas já tem acesso ao futebol com menos preconcceito, e que hoje também temos um maior acesso a livros que nos mamtem mais informados com relação a importancia do esporte em nossas vidas. Sabe-se com melhor conhecimento hoje que o esporte é vida , não somente uma prática isolada.
É claro que ainda existe muita dúvida do verdadeiro significado do saber verdadeiro, mas os interesses não podem nunca deixar de existir, pois temos muito o que ensinar e muito o que aprender.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Maria Elisabeth,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Vamos agora às observações quanto à forma e ao conteúdo do resumo. Primeiramente, lembre-se que um resumo deve contar na sequencia com: exposição do tema central, a perspectiva do autor e os argumentos que ele utiliza para abordar os dois primeiros. Perceba, nesse sentido, que você inicia o texto tentando expor o tema central. Sendo que esse último é motivado pela pergunta: a educação física tem o que ensinar? Que em outros termos, conforme o título, o tema central é: “quais são os conhecimentos reconhecidos pela educação física escolar”. Nesse sentido o autor parte de uma perspectiva que abrange a epistemologia, praxeologia, a história e uma crítica sobre o currículo da educação física no ensino superior. Sendo assim, inicie o resumo da seguinte forma: “o autor desenvolve como tema central a questão sobre os conhecimentos reconhecidos pela educação física escolar”. A partir daí você pode dizer que Castellani Filho retoma Fernando de Azevedo para mostrar como que a educação física está historicamente vinculada às disciplinas biológicas voltadas para o desenvolvimento da aptidão física, pois parte da noção médica de corpo na modernidade. Assim você resolveria a parte de seu resumo onde você acaba “patinando” em muitas linhas para expressar uma idéia apenas: o eixo paradigmático da aptidão física. Algo que está relacionado epistemologicamente, com o deslocamento que a educação física sofre a partir da década de oitenta, que vai das Ciências Naturais às Ciências Humanas. Na verdade, tente lembrar das “chuteiras nas maternidades” sem mensioná-las em seu resumo. Mas a idéia é essa: a educação física sempre estudou o corpo da anatomia, deixando de lado o corpo social, que por exemplo, determina que o corpo masculino seja feito para o futebol, isso, até mesmo no interior das universidades, lugar onde deveria se realizar a crítica disso e não a afirmação. E por último, diga que o autor ao final do texto dá dois exemplos da Folha de São Paulo sobre os conteúdos comumente atrelados ao futebol. Escreva tudo em um bloco só, sem parágrafos. Espero ter ajudado. Quanto aos erros de concordância, sugiro que escreva o texto no Word utilizando o corretor gramatical, e depois recorte e cole na postagem do blog.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.