quinta-feira, 27 de março de 2008

VIGARELLO: A INVENÇÃO DA GÍNASTICA NO SÉCULO XIX: MOVIMENTOS NOVOS, CORPOS NOVOS.

O artigo analisa uma profunda ruptura da tradição surgida na Europa entre os anos de 1810 e 1820, uma ruptura marcante que inicia práticas ainda pouco difundidas e sugere uma renovação completa da visão dos exercícios físicos.Corpo produtivo,movimentos contabilizados, constatações aparentemente pequenas, porem determinante na observação da performances como também a capacidade corporal. Analisar a mecânica dos movimentos foi também segundo o texto uma novidade da época pois calculava a força produzida, calculo da velocidade e dos tempos.A ginástica é instrumentalizada e o corpo deve produzir resultados que podem ser aferidos no rigor de uma tabela de dado.
O programa de ginástica dos anos de 1820 compreendia tanto conteúdos militares ou medicinais quanto “ginástica civil e industrial (segundo Amoros, 1834)”.Foi necessário a invenção de uma pedagogia que estabelecesse uma disciplina que tivesse mais coerente com os anseios dos militares, ou seja, o controle total do corpo como também a obediência dos alunos.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Maria Elisabeth,
Sugiro inicialmente que coloque o título do resumo no formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Muito bem, esse resumo avançou bastante na qualidade. Você inicia já explicitando o tema central fazendo referência ao artigo\texto, cumprindo assim o primeiro critério. Contudo, você não expressa a perspectiva do autor, que é histórica e epistemológica. Assim, você salta da exposição do tema central já para os argumentos. A partir daí você indica bem a concepção de corpo que na época era produzida a partir dos paradigmas matemáticos e físicos. E a questão da ginástica estar sendo instrumentalizada é muito importante. Por fim, você poderia expor uma ou duas linhas a mais para falar da pedagogia. Entretanto, apesar da melhora, pude perceber que você se utilizou uma técnica muito comum para fazer resumo, mas que não aconselho. Você retirou partes do texto mas as transformou em seu resumo. Isso não é o correto, mas, percebo que é uma forma de criar base para uma futura autonomia. Isto é, esse tipo de técnica só será válida se você progredir para abandoná-la no sentido de construir uma autonomia. Mas, se você a mantiver por muito tempo, em nada ela irá lhe ajudar.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro